No post de hoje, vamos continuar a série “Vida de vestibulando” que acompanha os passos da vestibulanda Juliana Duran em época pré-vestibular. No segundo episódio da nossa ‘blogsérie’, vimos de perto como é a preparação da nossa vestibulanda para as provas. Acompanhe!

A rotina de estudos da Ju é bem variada e não se resume só ao cursinho. Ela estuda em casa e ainda participa de grupos de estudo. Essa alternância é interessante, pois permite que ela faça as suas próprias reflexões e exercícios e depois leve as dúvidas para o grupo. O ponto forte dos grupos é que sempre tem alguém que sabe melhor uma determinada disciplina e, assim, pode explicar para os outros. A estratégia da Ju é estudar com o grupo as matérias que menos gosta ou que acha mais difíceis.

Se você acha pouco, ela ainda tem as tarefas do cursinho e as leituras para fazer. É verdade que os deveres do cursinho não são obrigatórios, mas ela os inclui na rotina sempre que possível: “eu faço as tarefas do dia à tarde, mas não dá pra cobrir todas as matérias”.

O ritmo de estudo da Ju mudou desde o início do ano: “no começo estava estudando todas [as disciplinas] do mesmo jeito, lia e fazia exercício … a partir das férias de julho, comecei a estudar mais as específicas e as que eu mais gosto”. Outro ponto interessante que ela lembra são os simulados: “faço vários simulados no cursinho. Em casa, imprimo as provas e estudo aleatoriamente”.

No fim de semana, a rotina é menos pesada, mas não menos intensa. Ela chega a estudar no sábado e no domingo de manhã, às vezes. Mas a Ju avisa: “É importante balancear o estudo com a vida social. Tem que ter um tempo livre, até mesmo pra conseguir pensar direito no que você quer”. E ela está certa. A pausa entre as jornadas de estudo são necessárias para a saúde física e mental.

E você, tem disciplina com a sua rotina de preparação para o vestibular? Aproveite as dicas da Ju para se organizar, nunca é tarde para começar! Bons estudos e até a próxima.

 

Professora Flávia

 

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.