Oi, gente! Na semana passada estava lendo um artigo no Estadão sobre vestibulandos chineses que estão injetando aminoácido na veia para aguentar estudar por mais tempo.

Depois de ler sobre esse assunto comecei a pensar na loucura que é o vestibular e como se preparar para ele pode ser estressante. O exemplo dos estudantes chineses nos mostra um extremo que certamente é perigoso. Por isso, antes que alguém comece a injetar aminoácido na veia, pensei em algumas dicas para ajudar você a otimizar o seu tempo de estudo, porque perder tempo não é uma opção para um bom vestibulando. 

1) Organização do tempo: mais qualidade do que quantidade!

Vejo muitos estudantes indo com muita sede ao pote, sem nenhuma organização ou orientação. Parece que estudam compulsivamente só por estudar. Você pode, por exemplo, dedicar dez horas do seu dia aos estudos e, na prática, não ter o mesmo resultado do que duas horas bem aproveitadas de estudo teriam. Muita gente preza pela quantidade de horas estudadas e acaba excedendo sua própria capacidade de assimilar novas informações. O cérebro é uma máquina que precisa de um descanso de vez em quando. Você precisa saber qual é a quantidade ótima de estudo para que tenha um aproveitamento melhor daquilo que estuda. E como você organiza seu tempo? Isso não é algo muito simples, mas você pode começar da seguinte forma:

  • Você conhece os seus concorrentes? Sabe a nota de corte para entrar no curso que você quer? Conhece as matérias que têm mais peso na nota? A partir das respostas a esses questionamentos, você pode dosar o quanto precisa estudar para passar, sempre fazendo simulados e provas anteriores.
  • Você separa tempo para fazer exercícios, tanto quanto separa tempo para aprender teoria? Muitas vezes ficar no cursinho ouvindo o professor falar o dia inteiro não é tão eficiente quanto sentar na sua casa e resolver de forma autônoma exercícios relacionados à teoria. Você fica mais rápido na resolução de exercícios e aprende uma teoria mais aplicada, o que pode ser uma vantagem estratégica no vestibular.
  • Você separa tempo para estudar até as matérias que não acha tão importante? Se você quer engenharia, por exemplo, lembre-se que o pessoal que presta para esse curso é muito bom em matemática e por isso, nesse caso, não se esqueça de estudar história, geografia, português e redação, pois esse pode ser um grande diferencial, funcionando como uma espécie de critério de desempate.
  • Você separa um tempo para descansar, se desligar um pouco do vestibular? Não force o seu cérebro, pois ele tem um limite! Quando o estudo não estiver mais rendendo, pare um pouco e vá fazer outras coisas. Você vai perceber que voltará para os estudos com um gás redobrado.

2) Você conhece a importância da ATENÇÃO nos estudos?

Outra dica muito importante: os estudantes de hoje pensam que podem fazer mil coisas ao mesmo tempo e, de fato, muitos conseguem ouvir música, prestar atenção na novela, ajudar a mãe na cozinha, conversar por sms e estudar álgebra. Tudo bem se você é uma dessas pessoas, MAS, imagine só usar toda essa capacidade voltada apenas ao estudo? Sem concentração e, principalmente, sem atenção não há aprendizagem. A atenção é a porta de entrada da matéria para dentro da sua cabeça, diretinho para a sua memória =) Quando estiver estudando, desligue a TV, feche a porta do quarto, saia das redes sociais, deixe o celular de lado. Vale muito a pena!

3) Olha a postura, menino!

Tem muita gente que não sabe, mas a sua postura para estudar também é muito importante. O seu corpo precisa saber que você está fazendo uma coisa séria, por isso, nada de estudar deitado, porque certamente o sono vai vencer sempre! Tenha um local de estudos bem limpinho, organizado e silencioso. Se possível, invista em uma cadeira confortável, pois você certamente passará bastante tempo sentado nela estudando. Esses pequenos detalhes são importantes para compor um quadro geral favorável a um rendimento melhor na sua preparação para o vestibular.

Eu sei que isso tudo parece conselho de tia chata, mas a verdade é que estudar com organização, atenção e postura é o que pode levar você a ter um aproveitamento muito melhor. Não custa nada tentar, não acha?

Por hoje é só! =) Espero que você aproveite as dicas e possa estudar com muito mais qualidade a partir de agora. Vamos lá! Agora é o momento de dar aquele gás! Até o próximo post.

Ah! Se você tiver alguma dúvida ou quiser deixar um comentário, fique à vontade! Compartilhe também com os seus amigos os posts do nosso blog! 

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.