Olá, pessoal!

Hoje vamos falar sobre como os nossos Cadernos Temáticos podem te auxiliar na sua produção textual. Eles são materiais exclusivos para os nossos assinantes, mas hoje você terá acesso a um deles, de graça.

Vamos lá! Por se tratar de um material específico para a redação do ENEM, suas informações são elaboradas de forma a te ajudar a construir uma boa argumentação e a incentivar na composição da estrutura das suas partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode parecer difícil de começar ou mesmo confuso, mas estamos aqui para não te deixar desanimar, afinal é praticando que se aprende!

A partir do Caderno Temático sobre a Amazônia, em que se discute a questão do desmatamento e da importância da floresta para o nosso ecossistema, vamos mostrar de que forma o conteúdo desse caderno pode ser bastante útil na elaboração do seu texto, tornando a sua produção não só bem estruturada, como também composta por excelentes argumentos sobre o tema. Falar sobre um patrimônio ecológico tão importante que se encontra em nosso país dá uma sensação de responsabilidade a mais, por isso é importante caprichar na hora de abordar as informações do caderno de forma a enriquecer sua redação para o ENEM. Você pode baixar este Caderno Temático clicando aqui.

A primeira parte do processo consiste na leitura atenta de todo o caderno, pois é preciso seguir as dicas, seja de estrutura, seja de conceitos envolvidos sobre o desmatamento na Amazônia e seus impactos na sociedade. Você vai ver que na parte final do caderno estão as dicas para preparar um projeto de texto impecável… este é o seu mapa da mina, já que seguindo os passos indicados você vai chegar ao melhor resultado. Com a devida dose de esforço e de criatividade, é preciso ter equilíbrio ao dosar o projeto, o exagero para mais ou para menos não é bem-vindo neste caso, porque pode fazer o texto se tornar um Frankenstein!

Pois bem, vamos colocar a mão na massa! O tema proposto pelo caderno é o Desmatamento da Amazônia e suas consequências para a sociedade.

Isso quer dizer que temos que abordar o conceito do desmatamento da Amazônia e entender que ele traz consequências para a sociedade. Antes de mais nada, é preciso entender estas ideias, não adianta focar no contrário, pois isso leva à fuga ao tema, o que zera a redação sem dó nem piedade! Não se preocupe se você não concorda com o tema, o importante é a compreensão do que está sendo pedido e a execussão disso.

Depois de digerir bem o tema, vem uma segunda questão: selecionar a tese!

Na parte da introdução, como você vai contextualizar o tema? Quais referências vai usar? Mais importante: qual é a tese que você pretende defender?

Tão importante como entender o tema, é a seleção da tese, não dá para errar e voltar de novo, pois o tempo na hora da prova é limitado. Então, elabore a tese, veja se ela aborda o tema por completo, redondinho (se tangenciar, já era!), assim como se ela se encaixa nos argumentos que você quer defender, enfim, a tese precisa estar de acordo com todo o restante do texto, ela é a alma da redação. Por isso, não tenha pressa neste momento, pense e analise com cuidado, até porque as outras fases ficam menos complicadas se você mandar bem aqui. 

Com a tese já definida e elaborada, passamos para o serviço mais pesado: pensar na argumentação que defenda a tese e selecionar os melhores argumentos para inserir na redação.

Para o desenvolvimento, esboce alguns argumentos que sustentem a sua tese. Analise-os cuidadosamente e selecione dois dos melhores para usar.

Geralmente, aqui dá aquele friozinho na barriga, porque não basta ter uma frase ou duas: é preciso pensar, juntar e separar ideias, ver se o encaixe entre elas é adequado, enfim, é um trabalho de lapidação mesmo, e o resultado final depende muito de como esta pedra preciosa do texto está sendo lapidada. Não tenha medo, vá em frente e construa os argumentos com esforço e dedicação, a nota 1000 te espera no final de todo este trabalho. 

Vejamos um exemplo de argumento a partir das ideias do nosso Caderno Temático:   no infográfico da proposta de redação, você pode colher informações sobre o índice de desmatamento da Amazônia nas regiões do Brasil. O Estado do Pará é o que mais contribui com o avanço do desmatamento, seguido pelo Estado de Mato Grosso. Da mesma forma, é possível identificar que os Estados do Tocantins e de Roraima são os que menos desmatam. São informações como essas que podem trazer corpo aos argumentos que você vai defender. Mas atenção: este texto faz parte dos textos motivadores, assim, não é para sair copiando e colando na sua redação. 

Estes dados podem ser úteis na sua elaboração do texto, como, por exemplo, relacionando a atividade agropecuária no Pará e no Mato Grosso como responsáveis pelo desmatamento em larga escala da floresta Amazônica nestas áreas. Ou indicando que no Tocantins e em Roraima estas atividades são mais recentes e seus efeitos são menores em comparação a outras áreas, por isso não há índices de desmatamento tão elevados como nas outras regiões ocupadas pela floresta, como podemos observar no mapa abaixo. Usamos os dados do infográfico de forma auxiliar, agregando informações que não estão nele. 

pastedGraphic_3.png

Já no aprofundamento do tema proposto no caderno, existem informações acessórias que se encaixam muito bem nos dados do infográfico, e que podem complementar o argumento, reforçando a ideia que se quer defender. São elas:

  1. A floresta Amazônica se distribui por nove países da América Latina
  2. A Amazônia é uma das poucas florestas tropicais no planeta
  3. Sua biodiversidade é a maior no mundo
  4. Aproximadamente 60% do seu território localiza-se no Brasil

Os dados acima são mais gerais em relação aos do infográfico, então podem ser utilizados antes de se falar sobre o desmatamento nas regiões do Brasil. Assim, o argumento vai ganhando contorno, que pode ser completado com uma ideia que reforce o quanto o Brasil precisa se envolver na preservação da floresta, dada a importância deste patrimônio natural e da responsabilidade em abrigar mais da metade dessa riqueza em território nacional.

Para a conclusão, pense no fechamento do texto, retomando sempre a tese. Esquematize também como será a sua proposta de intervenção.

Após todo este percurso, chegou a hora de fechar o texto com chave de ouro! Sem se esquecer da tese, retome a questão do desmatamento da Amazônia, confirmando a sua incidência no Brasil, além das consequências sofridas pela sociedade, devido a este fato ter se intensificado nos últimos anos. Para completar, a elaboração da proposta de intervenção completa, com a indicação de todos os elementos e sempre de acordo com a tese, vai deixar o seu texto im-pres-sio-nan-te! 

O que está esperando? Comece já a treinar a próxima redação! Siga as orientações do Caderno Temático, com disciplina e vontade de arrasar na redação. O resultado é a tão sonhada vaga na universidade!

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.