Não sei como começar minha redação. E agora?

8 maio 2012 | Blog, Estratégias e Técnicas de Estudo | 23 Comentários

Certamente você já se deparou com um problema muito comum de quem escreve redação: bloqueio criativo. Quantas vezes não nos pegamos olhando para o horizonte ou para a folha de papel em branco tentando achar formas de começar um texto? Isso não acontece só com você e estamos fazendo este post para ajudar nessa hora tão difícil.

Como começar uma redação? Existe uma fórmula? Com certeza não! Esqueça o famoso “desde os tempos mais remotos”, “nos dias de hoje”, “como dizia Platão”. Não importa a expressão que você vai usar! Redação não é matemática! E, pelo menos no vestibular, não é também para você simplesmente seguir o seu coração e escrever o que der na cabeça. Nos encontramos, então, em um dilema. Não dá nem para seguir fórmulas e nem para seguir o coração. O que fazer para começar bem uma redação, então?

Em nosso curso completo temos uma aula muito especial dedicada ao Projeto de Texto. Você não começa a construir uma casa sem antes ter a planta, certo? Na redação você também precisa de um planejamento, que é diferente de um rascunho. No Projeto de Texto você coloca suas ideias, organiza seus argumentos e tem uma visão de onde quer chegar com o seu texto. É só a partir dessa visão mais ampla do texto que você pode começar a pensar por onde vai começar.

Depois de ter a planta da casa, começa-se sempre pela fundamentação, ou seja, começa-se a construir pela base e nunca pelo telhado! Tem muita gente que começa a escrever um texto pelo telhado. Como assim? O primeiro parágrafo do texto, principalmente do dissertativo e gêneros similares, tem um caráter introdutório. Você precisa colocar o leitor a par daquilo que você vai falar dali em diante. É no primeiro parágrafo que você pode criar expectativas, pode instigar o leitor e é nesse momento que você deve introduzir o assunto de forma clara, sem rodeios. Sem uma boa fundamentação não há texto! Pense assim: um texto bom é aquele em que todas as partes são importantes e em que uma parte depende estritamente da outra. Então, você não pode começar falando sobre uma coisa e terminar falando de outra.

Mesmo conhecendo essas dicas que acabamos de dar, o bloqueio criativo é ardiloso; ele sempre dá um jeito de atormentar nossa vida, mas é nessa hora que você precisa ter em mente o seguinte: se preparar para o vestibular exige que você estude muito e saiba muita coisa sim, mas não adianta nada saber tudo e não ter controle emocional. Portanto, não se desespere se você não conseguir começar uma redação. Respire fundo, lembre-se de nossas dicas, tire ideias da coletânea de textos, use seu conhecimento de mundo e confie na sua capacidade de vencer desafios. Todos os que conseguem uma vaga em uma universidade concorrida sabem que não se chega lá sem essa confiança!

Por hoje é só! Estamos muito felizes com a repercussão dos nossos textos e com as palavras de incentivo que recebemos de vocês. Continuamos firmes em nosso propósito de postar semanalmente um conteúdo de qualidade para ajudar você a realizar seu sonho!

Compartilhe essa ideia com seus amigos! Até semana que vem.

 

Método Redação Definitiva para o Enem

Z

Correções de redação feitas por professores experientes

Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos

Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural

u

Tira-dúvidas com os professores e suporte especial

Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.

23 Comentários

  1. tamires

    adorei as dicas!quero fazer esse curso….(risos)

  2. Escrever

    Que bom que gostou, Tamires!! E você será muito bem vinda em nosso curso, pode ter certeza! As dicas deste post são a pontinha do iceberg :)

  3. deila braga

    foi muito bom gostei vou dentar aplicar as tecnicas

  4. kelly

    adorei a dica, to doida da cabeça vou fazer ennem amanhã !

  5. cleusa

    oi nossa tbm to com acabeça doidinha eu vou fazer vuma prova segunda feira do vestibular nossa to com um friu na barriga pq esqueci como começa e termina uma redaçao

  6. Thais

    Gostei demais das dicas, ajudou bastante. Obrigado.
    Tô querendo esse ano fazer vários cursos mais não sou boa em redação.

  7. Escrever

    Que bom que gostou, Thais! E faz bem em ter o propósito de fazer mais cursos em 2013! Precisamos sempre nos aperfeiçoar. Que tal começar resolvendo este problema com a redação? Temos novidades muito boas para 2013! Veja mais em: https://www.escreveronline.com.br/redacao-vestibular/

  8. adriene

    muito legal!!!

  9. poliana

    muito bom ,quanto é a mensalidade?

  10. Escrever

    Oi, Poliana! Normalmente é R$99/mês, mas ainda estamos mantendo a promoção que baixa o preço pra R$79,90/mês! E você tem direito a enviar redação toda semana, além de todos os outros recursos. Você pode começar se conectando grátis no endereço abaixo, e depois fazer sua assinatura!

    http://psalm.escreveronline.com.br/conecte

  11. niziane

    oi gostei muito sobre como fazer uma redaÇÂo . desejo muito participar desse curso.

  12. laylla

    Eu gostei muito, boas dicas! mas meu problema é,que minha imaginação trava!
    tipo:
    – o que será que vou escrever?
    – Será que eles vão gostar?
    – mas eu não tenho ideia! O que eu faço?

    São esses coisas… Mais, gostei muito das dicas!

  13. Dyenifer Lopes

    Oi boa noite as dicas foram exatamente o que eu procurava pois preciso me aperfeiçoar somente na redação para poder ter uma nota excelente no Enem e conseguir pelo menos uma pontuação boa para mim poder fazer minha faculdade, o resto do prova do Enem eu me garanto, o que me prejudica e somente a redação que sempre me atormenta. as dicas foram boas e quero poder participar deste cursinho virtual .. hehe

  14. kecia

    Já fiz varias provas de redação para vestibular e não passo em nem uma delas :( Já li de tudo e não consigo.

  15. Joicydantas

    Mt bom.esses textoo.

  16. Márcia Teixeira

    muito interessante os textos…

  17. Karina martins

    Adorei essas dicas! Obrigada!!

  18. leila dos santos silva

    muito importe

  19. JOAO MARCOS

    MUITO BOM,ESSA DICA DA ´´FUNDAÇÃO ´´ FOI ÓTIMA.

  20. Thamy

    Mt bom as dicas!!!

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *