Olá, vestibulando!
Muitos alunos têm dúvidas se devem ou não fazer um rascunho da redação na hora da prova. Isso porque o tempo é escasso e deve ser bem administrado para que nada fique sem resposta e a folha de redação não fique em branco.
 
questionEm vez de fazer a pergunta “Preciso fazer rascunho?”, você deve se perguntar: “É importante fazer rascunho?”. A essa pergunta, posso te responder que sim, é importante, e vou te mostrar porquê.
Quando escrevemos uma redação em pouco tempo, como acontece nas situações de prova, corremos o risco de cometer muitos erros gramaticais e de nos perder entre as ideias, podendo até fugir do tema proposto. Sem o rascunho, você pode até corrigir os erros de grafia depois de reler o texto, mas não poderá reescrever trechos maiores, uma vez que o texto já foi escrito na folha de resposta.
 
Vou te contar uma história que acontquill_with_ink_filledeceu comigo para que você veja a importância do rascunho. No último vestibular que fiz, ao reler minha redação depois de pronta, percebi que eu havia fugido um pouco do tema e do que havia proposto como tese. Tive que reescrever praticamente a minha redação inteira.
Para a minha sorte, eu havia feito rascunho. Saí de lá com a mão doendo, pois tive que passar o texto a limpo correndo, mas ao menos tive a oportunidade de corrigir os problemas que tinha identificado na redação, o que foi ótimo, pois consegui obter uma nota excelente na prova.
Agora, imagina se eu já tivesse escrito direto na folha definitiva? Eu teria saído da prova frustrada, com a certeza de que teria uma nota baixa na redação.
 
timePor isso, é muito importante reservar um tempo para a realização do rascunho. Se você for pensar, você não tem que reservar um tempo em si para o rascunho, mas sim para passar o texto a limpo para a folha definitiva e isso é relativamente rápido, não é? Afinal, o tempo do rascunho é o próprio tempo de produção do texto. Com ele, você poderá verificar se fez a proposta de modo satisfatório e se conseguiu articular bem as ideias, tendo a chance de melhorar seu texto, reescrevendo-o se necessário.
É importante dizer que fazer o rascunho não elimina a necessidade de desenvolver o projeto de texto. Mas lembre-se que este deve ser bem rápido e esquemático, apenas um esboço geral das ideias que você irá utilizar no rascunho.
 
No próximo mês, vamos te ensinar como fazer um bom rascunho.
 
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.