Oi, pessoal!

Hoje, quero aproveitar a mesma proposta de redação da FUVEST 2014 que apresentei no post anterior para discutir um outro assunto: a importância do texto fonte para a sua redação. Sabe quando a  proposta traz o fragmento de um ou mais textos e pede para você desenvolver a redação baseando-se nas ideias que eles apresentam? Então, esses fragmentos, ou extratos, são os textos fonte. Veja um exemplo:

 

tex1 tex2

 

Engana-se quem acha que propostas desse tipo são complicadas. Na verdade, elas facilitam e muito a vida do vestibulando no momento da prova. Em primeiro lugar, o texto fonte geralmente traz informações e dados mais precisos que você pode incorporar no seu texto. Além disso, você pode utilizá-lo como parâmetro para construir os seus próprios argumentos, principalmente se você não domina o tema proposto.

Para usar o texto fonte a seu favor, você deve examiná-lo atentamente. No exemplo, vemos que o fragmento foi originalmente publicado no jornal britânico The Guardian, em janeiro de 2013. Logo no primeiro parágrafo a temática do texto é apresentada: o envelhecimento populacional e os custos para a saúde.

A reportagem é desenvolvida em torno do discurso polêmico do primeiro ministro japonês, país com um dos maiores índices de população idosa no mundo: “ os velhos deveriam ‘apressar-se a morrer’”. O jornalista não declara a sua opinião diretamente, mas os fatos que ele selecionou e o modo com que estruturou o texto, deixa claro o posicionamento crítico em relação às declarações do primeiro ministro. Lembre-se que nenhum texto é imparcial, ele pode apresentar o posicionamento do autor de forma mais contundente ou mais amena.

O comentário que sucede o texto-fonte também deve ser levado em consideração. No enunciado são apresentadas umas série de questões que podem ser empregadas como fio condutor do seu texto. Fica claro que, apesar de ser um texto escrito para leitores de um jornal britânico, sobre um fato ocorrido no Japão, o tema é de interesse geral. Logo, é muito importante que se faça uma relação do assunto abordado com a realidade brasileira.

Viram como o texto fonte pode ser um aliado para uma excelente redação? Saiba sempre usar os próprios elementos da proposta a seu favor!

Abraços e até o próximo post.

-Professora Flávia

 

  O uso dos textos fonte para a constituição de argumentos é apenas um dos passos para escrever uma redação excelente. Você já domina todos os demais? Conheça nosso curso online de redação com correção e coloque-se um passo mais próximo da Universidade!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.