Olá, vestibulando
A partir desta semana, vamos iniciar uma sequência de posts sobre questões importantes no que diz respeito à coerência e à coesão textual. Em vista de escrevermos melhor, de maneira clara e consistente, iniciaremos esta série abordando questões gramaticais importantes.
 
brickInicialmente, vale lembrar que os vestibulares exigem do aluno a utilização da modalidade padrão da Língua Portuguesa, ou seja, oralidade, gírias e clichês, em sua maioria, não são bem-vindos. Então, além de escolher adequadamente o vocabulário que se pretende utilizar na redação, vale estar atento às regras gramaticais, já que seu emprego correto garante pontos preciosos na correção de nossa produção textual.
A primeira noção gramatical que vamos trabalhar é a de pontuação. Afinal, vestibulando, para que servem esses recursos gráficos?
 
talkA pontuação, em primeiro lugar, busca reproduzir no texto um pouco do que acontece na fala, como pausas, inflexões vocais e entonação, por exemplo. Basta pensarmos nos pontos de exclamação, interrogação e nas reticências que perceberemos como isso acontece. Além disso, os recursos gráficos buscam trazer clareza aos enunciados, separando termos, isolando explicações ou vocativos, enfatizando ou destacando ideias, ou mesmo evitando a ambiguidade. Vejamos um exemplo:

  1. Não é possível perceber mudanças.
  2. Não, é possível perceber mudanças.

Quando observamos as orações acima, vemos que a única diferença existente entre elas é a vírgula, certo? Errado. Além da clara inserção da vírgula na oração 2, o sentido de ambas foi profundamente modificado a partir desse acréscimo. Na primeira oração, sem vírgulas, entendemos que mudanças não são observadas, logo, a situação continua a mesma. Ao contrário, quando inserimos a vírgula na oração 2, acrescentamos também uma pausa que modifica o sentido do trecho. Nesse caso, existe a afirmação de que mudanças são observadas.
 
rulesPercebeu como adequar a pontuação é importante para a clareza das ideias, vestibulando? Mas além de clareza, há situações em que a necessidade da vírgula vem da própria gramática. Vejamos alguns exemplos de quando devemos usar esse sinal de pontuação:
Para separar local e data:

  • A reunião ocorrerá em São Paulo, às 18h, no dia 15 de abril.

Para separar conjunções ou adjuntos adverbiais deslocados:

  • É necessário melhorar o transporte, pois há muitos problemas estruturais.
  • A situação, com certeza, será solucionada.

Para inserir uma explicação:

  • O Brasil, país economicamente emergente, passa por uma crise política.

Em enumerações:

  • Por isso, é preciso melhorar a educação, fazer campanhas de conscientização, além de garantir mais fiscalização.

 
pause_filledCom relação às pausas do discurso, fique atento, vestibulando. Caso você pretenda fazer uma pausa um pouco maior do que a de uma vírgula, mas ainda não deseje usar o ponto, mudando de assunto, prefira o ponto e vírgula:

  • O livro está aberto; a história é linda.

 
high_importanceE então, vamos ficar mais atentos a partir de agora? Não se esqueça de que os vestibulares prezam o bom uso da pontuação, reservando pontos importantes para esse critério que certamente ajudarão na nota final!
 
Leia bastante, pratique constantemente e bons estudos!
 
Até a próxima,
Profª Aline

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.