Olá, vestibulando!

Você já deve ter ouvido o seu professor falar sobre a importância do conhecimento de mundo para a redação e já deve ter recebido alguma redação em que o corretor apontava que era preciso ampliar o conhecimento de mundo, mas talvez isso não faça muito sentido para você, afinal, conhecer o mundo não é simplesmente experienciá-lo?

Em partes. De fato, parte do nosso conhecimento de mundo se constrói com as nossas experiências do dia a dia, mas outra parte, que ocupa uma importância bem grande na sociedade da informação, se constrói por meio do estudo e da busca por conhecimento. No caso da prova de redação, as duas facetas do conhecimento de mundo são avaliadas, mas tem maior peso o conhecimento escolar e informativo.

A melhor forma de construir esse conhecimento é lendo, lendo bastante! Isso pode dar uma certa angústia, já que na nossa época há muita informação a ser apreendida. Além disso, diante de tantos meios de comunicação, como podemos escolher aqueles que podem nos ser mais úteis? A seguir, damos algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar melhor com essa importante parte da preparação para o vestibular.

Procure publicações de grandes meios de comunicação

Há certos jornais e revistas que já estão no mercado há bastante tempo e, por isso, prezam pela qualidade do trabalho que fazem. Isso implica em um cuidado maior com a informação que é veiculada, até porque, por terem maior destaque, estão mais sujeitos a serem processados, caso alguma informação falsa ou caluniosa seja divulgada. Lendo esse tipo de publicação, há mais chances de você estar recebendo uma informação tratada com cuidado e mais próxima da realidade. Além disso, esses meios valorizam a boa escrita, ou seja, a norma culta, o que lhe permitirá ter contato com a grafia correta das palavras, bem como construções mais complexas e vocabulário mais amplo.

Leia diferentes gêneros jornalísticos

É importante se informar por meio de notícias para se manter atualizado, mas não se atenha a elas, pois são textos curtos, em que a informação deve ser o mais objetiva possível, o que lhe permitirá conhecer o fato, mas nem sempre o ajudará a interpretá-lo. Por isso, leia reportagens, pois elas procuram abordar um tema de modo mais aprofundado, investigando as causas que levaram à ocorrência de determinado fato, ouvindo especialistas, depoimentos, etc. Outro gênero que você deve ler é o artigo de opinião, pois ele possibilita que você tenha contato com a argumentação, além de desenvolver a capacidade de refletir criticamente.

Escrever bastante é a única forma de tirar uma nota alta em redação. Acesse nosso banco gratuito com mais de 200 propostas de redação!

Leia publicações com vieses ideológicos distintos

A ideia de que a mídia é imparcial é ingênua e não corresponde à realidade. Os grandes meios de comunicação seguem uma linha editorial, pois estão alinhados a uma ou outra ideologia. Isso significa que uma mesma história pode ser contada de formas diferentes a depender da linha editorial da publicação. Por isso é importante que você tenha contato com diferentes linhas editoriais, pois terá a capacidade de discutir um tema sob diferentes ângulos, o que enriquecerá o seu repertório.

Conheça a história

Conhecer a história é fundamental para entendermos o presente. Todo fato tem uma explicação histórica. Por isso, leia revistas que tratam de história, aquelas direcionadas a leigos mesmo. Outro meio de conhecer a história é lendo reportagens, pois muitas delas trazem explicações históricas. Por fim, quando estiver estudando história, procure pensar sobre os impactos que determinado fato histórico teve sobre a nossa sociedade, se podemos estabelecer alguma relação com o presente, etc. Isso irá ajudá-lo a ter perspectiva sobre a realidade.

Seguindo essas dicas, você construirá um importante repertório de leitura e terá munição suficiente para fundamentar as ideias do seu texto.

Boa leitura e até a próxima!

Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.