Olá, vestibulando!

Faltam apenas 52 dias para o ENEM e provavelmente muito candidato já deve estar começando a ficar ansioso, talvez um pouco inseguro, sem saber se está de fato preparado para a prova. Por isso, hoje queremos lançar um desafio de redação para você: uma redação + 1 hora de estudo da redação por semana.

Considerando o tempo que falta, temos aí 8 semanas de preparação, ou seja, 8 redações para serem feitas. Mesmo que você ache que não sabe nada e queira “estudar a teoria” antes de começar a praticar, comece escrevendo. Faça as 8 redações e você verá que sua escrita irá progredir!

Além das redações, reserve 1 hora de estudo por semana para rever as características do gênero, estudar pontos de gramática que tem mais dúvidas, ver análises de redações abaixo e acima da média, sempre considerando os pontos sobre os quais você tem mais dificuldade.

Agora queremos propor um desafio ainda maior. Se você tiver mais tempo ou achar que precisa muito estudar redação, dobre o nosso desafio: faça 2 redações por semana e reserve 2 horas de estudo. Nesta 1 hora a mais, você pode se dedicar a rever os pontos fracos do seu texto e procurar pensar como pode melhorar. Fazendo isso, você irá potencializar sua preparação, dobrando também as suas chances de escrever uma boa redação no ENEM.

Para aceitar este desafio, é importante que você seja sincero consigo mesmo e se pergunte: qual é o meu nível de preparação e o quanto preciso estudar para fazer uma boa redação na prova? Se tiver muita dificuldade, invista mais tempo e faça o desafio em dobro; se já tiver um percurso de preparação e perceber que já teve um progresso, faça o primeiro desafio proposto. É importante também que você avalie o tempo que tem disponível para não prejudicar sua preparação para a prova objetiva.

Estamos na reta final, então não desanime! Pense que ainda há tempo para se preparar e que com esforço e dedicação é possível ter um bom resultado na prova. Aceite nosso desafio como um novo fôlego para encarar esses 52 dias que faltam! Assim você terá um foco na sua preparação e conseguirá progredir na sua escrita.

Até a próxima semana!

Profa. Danusa

Shares

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares