Olá, vestibulando!

Você pode estar estranhando o título desse post, afinal, este é um ano de muita preparação para encarar o vestibular, o que deixa você, vestibulando, muito tenso, querendo aproveitar cada instante para estudar o máximo de conteúdo que conseguir. Acontece que nem só de trabalho/estudo vive o homem, o tempo de descanso é importante, logo, repetimos “Enfim, férias!”.

Aproveite e leia essa matéria sobre a importância do descanso para a mente: Entenda a importância do tempo “ocioso” para o seu cérebro. 

Já aconteceu alguma vez de você ficar horas tentando resolver um problema ou escrever um texto, simplesmente não sair nada e, depois de um tempo, quando você nem estava pensando mais nisso, a solução vir à sua mente? Isso ocorre porque, por mais que tenhamos que realizar cada vez mais tarefas em um espaço mais curto de tempo, o nosso cérebro precisa ter um tempo de descanso para repor as “energias”, da mesma forma que ocorre com o nosso corpo. Quando a nossa mente está renovada, ela é capaz de perceber coisas que não percebia antes e de resolver aqueles problemas sobre os quais ficamos horas quebrando a cabeça.

É claro que sua preparação para o vestibular deve envolver muito estudo e dedicação, mas, assim como é importante você ter um tempo de descanso toda semana, é fundamental tirar alguns dias de férias agora em julho. Isso porque, como toda máquina, o nosso cérebro precisa de manutenção e uma das formas de fazer essa manutenção é descansando. Por isso que dormir não é perder tempo, assim como ter algumas horas de lazer, pois isso, além de te deixar mais alegre, renova a sua mente, fazendo com que ela fique mais desperta e aberta a adquirir novas informações.

Por isso, agora em julho, separe alguns dias para dormir um pouco mais, colocar aquela série de TV em dia, fazer atividades esportivas, ir ao cinema, ouvir uma boa música e bater um papo com os amigos. Além de você relaxar e renovar a sua mente, poderá aumentar o seu repertório que, lá na frente, poderá ajudá-lo a fazer as provas de uma forma mais crítica, consciente e com mais profundidade. Afinal, você deve se lembrar de que tudo o que a universidade pública deseja é um aluno crítico, que sabe se situar na realidade que o cerca.

Assim, nas próximas semanas, vamos indicar alguns filmes para você manter a mente exercício ao mesmo tempo em que descansa.

Boas férias!

Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.