Oi, vestibulando! Você sabia que uma boa redação não se faz no momento da prova? Na verdade, ela começa a ser feita bem antes, junto com a sua preparação para o vestibular. O candidato que reserva tempo para melhorar a sua habilidade escrita passa na frente de inúmeros outros e tem enormes chances de se sair bem no dia da prova. No post de hoje, vou dar dicas de como você pode melhorar a sua redação com base em três etapas: a escrita, a correção e a reescrita da redação.

Escrita – Já falei anteriormente, mas não custa retomar: a escrita exige treino. Pegue as proposta de redações de vestibulares anteriores e faça uma pasta com as suas redações. Escreva pelo menos uma por semana. Você pode alternar a maneira de fazer o exercício, ora simulando as condições de tempo da prova, ora focando em outro aspecto sem tempo fixo para fazer a redação.

Correção – Uma vez pronto, o seu texto deve passar por uma avaliação. O ideal é ter um professor com experiência em redações de vestibulares para validar a correção. Dessa forma, você pode compreender os mecanismos de correção, o que pode te ajudar a evitar erros desnecessários em seu texto. Este é um passo essencial para que você melhore a sua redação.

Reescrita – O que muitos candidatos não fazem, às vezes por falta de tempo, ou mesmo de interesse, é reescrever a redação já corrigida. Saiba que esta etapa é fundamental! Reescrever o texto é uma prática que ajuda a reverter erros que insistem em aparecer na redação, além de fazer com que você reflita sobre os aspectos que devem ser mudados em sua escrita. Portanto, encontre um momento para se dedicar à reescrita.

A partir de agora, leve sempre o trio escrita-correção-reescrita em seus estudos. Boa sorte e boas redações!!

 

Profa. Flávia Machado

 

Chegou a hora de você DOMINAR A REDAÇÃO! Conheça nosso curso online de redação com correção e coloque-se um passo mais próximo da Universidade!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.