E agora, tenha calma! O vestibular é uma passagem muito importante na vida de qualquer pessoa, até para aqueles que já fizeram uma faculdade antes, ou que decidiram ir para a universidade mais tarde. O engraçado é que, na maioria das vezes, os jovens que mal saíram do ensino médio são os que mais se frustram com a possibilidade de não passar no vestibular logo de primeira. Sim, é chato, eu sei, principalmente para quem se preparou para valer e sacrificou os churrascos de fim de semana com a galera do colégio. Pior deve ser para quem já está fazendo cursinho, por não ter passado no ano anterior. Ou seria para quem ainda está confuso com a escolha e, por isso optou por Educação Física, Veterinária e Letras e acabou não entrando em nenhum dos cursos? A verdade é que, não importa o caso, dói não passar depois de tanto trabalho e expectativa.

Talvez é algo que você só vai perceber lá na frente, depois que já entrou na faculdade, ou quando estiver recebendo o diploma, ou até mesmo mais tarde ainda, mas esse tempo em que você prestou o vestibular, passando na primeira ou na quinta tentativa é uma experiência que vai fazer diferença na sua vida adulta, no seu trabalho e na maneira com que você encara os desafios da vida. Se não passou, a solução é prestar de novo. No post de hoje, quero falar exatamente sobre como você pode reverter a reprovação de forma positiva para o próximo vestibular.

Revisão. Faça uma revisão da prova e um levantamento dos tipos de  questão e disciplinas em que você não teve bom desempenho. Descubra o que você mais errou e também procure identificar o que mais te atrapalhou durante a prova (nervosismo, falta de tempo, falta de concentração, muito cansaço, falta de estudo, etc.)

 
Replanejamento. Com base na revisão, separe seus pontos fracos e fortes em cada prova. Isto vai te ajudar a organizar melhor a sua rotina de estudos para o próximo exame. Você não deve abandonar as matérias que você acha fácil ou que se saiu bem, ao mesmo tempo em que deve reforçar os conteúdos em que foi mal. Adeque sua rotina ao seu objetivo. Por exemplo, se o cansaço atrapalhou o seu rendimento, coloque mais momentos de descanso e relaxamento no seu dia-a-dia. Se o problema foi uma matéria, você deve correr atrás com aulas e exercícios extra.

 
Redação. Vale muito a pena refazer a redação da prova e depois comparar o resultado final das duas redações. Dessa forma, você consegue ver se precisa melhorar o tempo de escrita da redação na prova, ou se deve se preocupar mais com o conteúdo e a organização do texto em si. Conte sempre com um professor para ler e discutir as redações com você.

 
Ajuste de foco. Repense suas escolhas de curso e universidades se você ainda não estiver certo do curso que quer fazer. Se não for o seu caso, mantenha o foco na mesma direção. Com certeza, a experiência de não ter passado, vai te fazer um candidato mais forte e competitivo no próximo vestibular, uma vez que já conhece a prova e, mais que isso, já conhece o seu próprio desempenho neste tipo de prova e o que deve fazer para passar.

 

Então, nada de desânimo. Se precisar, tire férias para recarregar as energias e volte com tudo para os estudos. Coragem!

 

Um abraço,

Professora Flávia

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.