Para quem presta vestibular, ter as redações corrigidas é fundamental para aprimorar cada vez mais a habilidade escrita. Produzir bons textos é uma prática que exige tempo e treino. Se temos acompanhamento de um professor neste processo de aprendizagem específico, os resultados são, sem dúvida, muito mais eficazes. Assim, podemos saber que aspectos do texto, do estilo, da gramática da língua, da argumentação, entre outros, devemos melhorar. Qual seria, então, o melhor critério de avaliação das redações enquanto estamos nos preparando para o Vestibular?

 

Resolvi escrever este texto depois de uma conversa com a Profa. Fernanda D’Olivo, que também é professora de português e redação da Escrever Online e corretora especializada em redações de vestibular. Ela me contava que alguns alunos esperam receber nota em suas redações. No entanto, esta metodologia não parece ser positiva para o real desenvolvimento da escrita dos vestibulandos. Veja a proposta da Profa. Fernanda:

 

“O foco (…) é o aprendizado da escrita de redações para o vestibular. A nota é usada apenas como convenção para medir desempenho, por isso é usada nas escolas. Nós queremos que o aluno melhore a sua escrita e não temos a pretensão de medir o seu desempenho (…), por isso comentamos critério por critério do seu texto para que ele veja os seus pontos fortes e fracos e onde deve melhorar para ter um bom desempenho no vestibular.”

 

Por mais que a redação tenha um peso na nota do exame do  vestibular, durante a preparação para a prova, o mais importante é compreender o que deve ser melhorado em cada critério que será avaliado. Por esta razão, os comentários são mais produtivos do que a nota, pois apontam para o que deve ser de fato melhorado no seu texto. As notas, inclusive, chegam a pesar negativamente no desempenho dos candidatos, como a Profa. Fernanda afirma:

 

“Já tivemos experiências de colocar notas e isso não foi proveitoso para o processo de aprendizagem. Os alunos começaram a olhar somente a nota e deixaram de lado os comentários, o que resultou uma queda no desempenho.”

 

Portanto, a nota – apesar de ser o instrumento formal das correções oficiais – não é eficaz para o treino. Acaba sendo uma modalidade de avaliação que esvazia a necessidade de mudança de pontos específicos da sua escrita. Para a sua rotina de estudos, os comentários farão a diferença. Vamos começar a treinar a redação?

 

Abraço a todos!

 

Professora Flávia

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.