Olá pessoal, hoje falarei sobre uma das grandes dúvidas do vestibulando: a tese no texto argumentativo.

A tese nada mais é do que a apresentação do tema a ser discutido e a sua opinião sobre ele. Pense assim, o seu leitor não faz ideia do assunto que será abordado – por mais que ele seja o corretor e já tenha decorado a proposta –, por isso você precisa informá-lo sobre o que será dito. Depois disso, ele precisa saber qual é a sua opinião sobre o tema, para que ele entenda o caminho que você irá percorrer ao construir o desenvolvimento. Ok. Na teoria é tudo muito bonito, mas e na prática?

Trouxe para você o primeiro parágrafo de um dos textos nota 1000 no ENEM 2012, cujo tema era “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, para que você veja como se constrói a tese.

 

Catalisador estrangeiro

No final do século XX, o país passou por um período de grande prosperidade econômica que ficou conhecido como “Milagre econômico”. O otimismo gerado por essa conjuntura traduziu-se em uma frase que permanece, até hoje, na cultura popular: “Brasil: o país do futuro”. O crescente número de imigrantes que buscam terras tupiniquins, porém, revela que talvez o futuro esteja próximo de chegar. Dessa forma, é preciso enxergar a oportunidade de crescimento que tal fenômeno representa e propor medidas que maximizem os benefícios e minimizem os problemas.

 

O trecho em negrito corresponde à tese do texto. Observe que, na primeira parte, ele constrói a contextualização do tema para o leitor “O crescente número de imigrantes” e, na segunda, já traz o seu posicionamento “revela que talvez o futuro esteja próximo de chegar”. Desse modo, ele já traz os dois requisitos necessários para que o leitor entenda que o texto defenderá que o movimento imigratório para o Brasil no século XXI será benéfico.

Espero que essas dicas tenham ajudado a resolver algumas de suas dúvidas! Não percam o próximo post! Até mais!

 

-Profa. Aline

 

 A tese é apenas um dos elementos da redação. Você já domina todos os demais? Conheça nosso curso online de redação com correção e coloque-se um passo mais próximo da Universidade!
Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.