Com o mês de julho chegando, todo estudante começa a ficar eufórico por causa das férias. Depois de um semestre de estudos, nada mais merecido. No entanto, o vestibulando é um tipo bem especial de estudante e as férias de quem está se preparando para o vestibular não podem ser como a dos outros estudantes. É sobre isso que vamos falar no post de hoje =)

Primeiramente, se você REALMENTE está se dedicando aos estudos, não é pecado nenhum modificar um pouco o ritmo no mês de julho. Mas isso não significa parar de estudar, parar de ter uma rotina de estudos, ou algo assim. Muitos vestibulares começam a ser aplicados já no começo de novembro e a partir daí é um atrás do outro. Ou seja, contando com julho, você só tem mais 4 meses para estudar antes de as provas começarem.

Muitos cursinhos nem interrompem as aulas no mês de julho, outros dão uma ou duas semanas apenas de descanso. Nos colégios, os terceirões, geralmente, param o mês inteiro. Mas não importa qual seja o seu caso, é muito importante NÃO PERDER O RITMO. Você começou o ano estudando, e, ao longo dos meses, foi adquirindo um ritmo, uma rotina, uma disciplina de estudos. É muito difícil conseguir isso e, parar em julho pode fazer com que você tenha que começar tudo de novo em agosto. Não deixe isso acontecer.

Há várias formas de se manter na linha, mesmo que você não esteja tendo aulas regularmente. Pegue os livros obrigatórios para ler, acompanhe mais os jornais, faça simulados ou provas anteriores pela Internet, escreva mais redações, procure materiais que possam ajudar você a entender conceitos que não foram muito bem assimilados e mantenha um horário para acordar e dormir, ainda que de forma mais flexível. 

Uma dica muito importante para o período de férias: organize uma tabela com todos os vestibulares que você vai prestar, colocando prazos de inscrição, valores, datas das provas, leituras obrigatórias, etc. e imprima essa tabela para deixar colada no seu quarto. A partir de agosto você vai perceber que o tempo vai passar ainda mais rápido e é sempre bom estar com as coisas planejadas com antecedência, para que nenhum detalhe importante seja esquecido.

Além de tudo isso que já falamos, como ninguém é de ferro, separe um tempo para descansar de verdade. Aproveite para rever os amigos, viajar com a sua família em um final de semana, tirar o atraso do cinema, ou seja, descanse o seu corpo e a sua mente, se desligando um pouquinho do vestibular. Você pode estar precisando desse descanso para voltar com mais gás para a reta final de estudos.

Ah! E a EscreverOnline não vai deixar você na mão durante as férias. Continuaremos nossos posts, nossas atualizações no Facebook e estamos preparando uma surpresa imperdível para você que acompanha nosso blog, curte nossa página e segue a gente no Twitter. Fique ligado, pois em breve divulgaremos mais uma novidade exclusiva da EscreverOnline.

Até o próximo post e bons estudos! =)

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.