Olá, vestibulando!

Hoje vamos falar dos vestibulares de algumas universidades estaduais. Como há várias universidades, selecionamos apenas uma ou duas representantes de cada região do Brasil para você conhecer mais possibilidades de universidades e saber como funcionam os seus vestibulares.

Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Paraná

O vestibular da UEL é dividido em duas fases. Na primeira, há uma prova de conhecimentos gerais, cobrando o conteúdo das disciplinas do ensino médio, com 60 questões (de múltipla escolha). Na segunda, há uma prova de Línguas e Literatura contendo 20 questões de Línguas Portuguesa e de Literatura, 10 questões de Língua Estrangeira e a prova de redação. Nessa fase também é aplicada a prova de conhecimentos específicos que é organizada em três grupos de três disciplinas, sendo 4 questões para cada disciplina. O grupo é definido de acordo com o curso escolhido. Há ainda uma prova de habilidades específicas para alguns cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, etc. Não foi divulgado ainda o edital do processo seletivo desse ano. Acesse o site: http://www.cops.uel.br/.

Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Paraná

Outra boa universidade do Paraná é a UEM. Ela promove dois vestibulares, um no final do ano (vestibular de verão) e outro no meio do ano (vestibular de inverno). São 3 provas: conhecimentos gerais, língua portuguesa e conhecimentos específicos. A primeira é composta de 40 questões de alternativas múltiplas, ou seja, há algumas afirmativas sobre o conteúdo, deve-se somar o valor de cada afirmativa e indicar o valor total na resposta (para entender como funciona, acesse uma prova anterior). A segunda prova é de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Redação, são 15 questões de alternativas múltiplas de Língua Portuguesa e Literatura, 5 questões de alternativas múltiplas de Língua Estrangeira e uma redação, com produção de 2 a 4 gêneros textuais. Por fim, a prova de conhecimentos específicos tem 40 questões de alternativas múltiplas de duas disciplinas específicas, a depender do curso escolhido. O período de inscrição para o vestibular de verão este ano vai de 29 de outubro a 22 de novembro. Acesse o site: http://www.cvu.uem.br/.

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

O ingresso na UEMG pode se dar de três formas: por meio do vestibular da universidade, por meio do Sisu ou pelas duas modalidades, porém, apenas 50% das vagas são destinadas ao Sisu e há alguns cursos cujo ingresso só pode ocorrer por meio do vestibular. O exame é composto de provas gerais e de provas específicas, estas apenas para alguns cursos. As provas gerais têm 54 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo do ensino médio, além de uma redação. O edital desse ano ainda não foi divulgado, então fique atento! Acesse o site: http://www.uemg.br/processo_seletivo.php.

Na semana que vem falaremos de mais alguns vestibulares, apresentando algumas universidades da região Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Até a próxima semana!

Profa. Danusa

Shares

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares