Na nossa ‘blogsérie’ “Vida de vestibulando” de hoje, vamos tratar de um tema central para todos os vestibulandos: a redação. Em uma de nossas conversas com a Ju Duran, a vestibulanda que estamos acompanhando na série, perguntamos como é o preparo para a prova de redação. Confira!

Para a Ju, não tem como estudar a redação. No cursinho, ela tem o professor de redação e a aula resume-se a discussões sobre como escrever os textos. As redações são feitas em casa e há uma corretora no cursinho. As aulas são poucas, somente aula uma vez por semana, e cada um pode fazer quantas redações quiser. Ela diz ainda que “você pode escolher uma proposta e fazer uma redação você mesmo”.

Se pararmos para pensar, é comum a redação ser meio negligenciada, não somente no cursinho, mas em toda a nossa vida escolar. Por isso, temos até uma falta de noção se estamos evoluindo ou não na redação. No caso da Ju, ela tem a faca e o queijo na mão, ou seja, aula de redação, e corretores à disposição, mas mesmo assim soa estranho ‘estudar para a redação’. Nessa conversa, disse a ela que sim, que precisamos e devemos estudar a redação. Aliás, não é engraçado que a prova de maior peso tenha menos atenção em relação às outras disciplinas?

A Ju acrescentou uma informação importante: “acho que a gente tem que aprender diferentes tipos de textos. Discutir temas dos vestibulares é importante, mas não adianta nada se não soubermos como escrever”. Sim Ju, você tem razão. Por isso mesmo é importante conhecer os gêneros discursivos escritos que são mais pedidos no vestibular: a argumentação, a carta, o artigo de opinião. Mas atenção, há exames que podem pedir gêneros bem diferentes, como a carta, por exemplo.

Essa conversa com a Ju nos chama a atenção que ainda precisamos dar mais valor à redação. Portanto, não deixe de ‘estudar redação’. É preciso, aprender a compreender e depois produzir diferentes tipos de textos. Converse com o seu professor de redação sobre isso e, se preciso, faça cursos extras, seja presencial ou online. Abraços e até a próxima!

Professora Flávia

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.